Meiahora - RJ

Fim dos testes nucleares

Anúncio precede reunião de cúpula

- PYONGYANG

ACoreia do Norte anunciou que vai suspender os testes nucleares e de mísseis balísticos e que vai fechar as instalaçõe­s de provas atômicas. O líder do país, Kim Jong Un, declarou que as instalaçõe­s nucleares já completara­m sua missão e explicou que o decreto faz parte da promessa de suspender os testes atômicos.

Opresident­edosEstado­sUnidos, Donald Trump, saudou, pelo Twitter, o anúncio como “uma ótima notícia para a Coreia do Norte e para o mundo”. A Coreia do Sul celebrou a decisão, consideran­doumavanço­significat­ivo.

A União Europeia declarou que o anúncio do líder norte-coreano representa sua intenção de obedecer as resoluções propostas no Conselho de Segurança das Nações Unidas e respeitar as obrigações internacio­nais.

A China, principal aliada da Coreia do Norte, também expressou opinião positiva. “A China acredita que a decisão de interrompe­r os testes nucleares facilitará ainda mais a situação na península e ajudará a encontrar um acordo político”.

O Japão recebeu o anúncio com cautela porque Kim Jon -un não citou em seu proncuncia­mento os mísseis balísticos de curto e médio alcance, que ameaçam o Japão.

O anúncio acontece uma semana antes da cúpula entre o Kim Jon-un e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae -in. E semanas antes do encontro entre Kim e Trump.

 ?? AFP ?? KimJon-unsereunir­ácomTrump
AFP KimJon-unsereunir­ácomTrump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil