Meiahora - RJ

Transtorno da diva pop

Especialis­ta explica o que é bipolarida­de, condição que afeta a cantora Mariah Carey

- KARINA FERNANDES karina.fernandes@meiahora.com

Acantoraam­ericanaMar­iah Careyvirou­notícianos­últimos dias ao assumir que sofre de transtorno afetivo bipolar, ou bipolarida­de, desde 2001. Apesardeon­omeserbemc­onhecido, muita gente não sabe como identifica­roproblema,queatinge cercadesei­smilhõesde­brasileiro­s.

Segundo o psiquiatra Bruno Pascale Cammarota, da Clínica de Saúde Mental que leva seu nome,estaéumado­ençacrônic­a, caracteriz­ada pela recorrênci­a de sintomas depressivo­s e maníacos (ou eufóricos). Os sintomas depressivo­s incluem perda de interesse e de energia, irritabili­dade, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia (sonolência excessiva). Os sintomas maníacos são euforia, expansibil­idade, fala e pensamento acelerados, mania de grandeza e tendência a fazer dívidas sem perceber.

“Aprincipal­ocorrência­éentre os 20 e os 35 anos. O diagnóstic­o leva, em média, 13 anos para ser feito. Mas pode ocorrer em qualquer idade, e com pessoas de ambos os sexos. O problema pode levar ao comprometi­mento das relações interpesso­ais, absenteísm­o no trabalho e suicídio em até 6% dos casos”, detalha o médico.

Pascale conta que não se sabe ao certo a causa da doença. “Há vários fatores envolvidos, como genéticos (quanto maior o númerodepo­rtadoresde­ssadoença na família, maior a probabilid­ade de um indivíduo apresentá-la) e ambientais (como traumas psicológic­os, abuso moral ou físico, perdasdeen­tesquerido­s)”,afirma.

 ??  ?? A cantora americana
Mariah Carey foi diagnostic­ada com transtorno afetivo
bipolar em 2001
A cantora americana Mariah Carey foi diagnostic­ada com transtorno afetivo bipolar em 2001

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil