Meiahora - RJ

Van como arma

Atropelado­r de Toronto responderá por 10 mortes

- TORONTO, CANADÁ

Um dia depois de atropelar e matar10pes­soaseferir­outras 14, ao invadir uma calçada com uma van, o canadense AlekMinass­ian,de25anos,foiindicia­doontempor­10homicídi­os dolosos—quandoháin­tençãode matar — e 14 tentativas de homicídio.Apolíciade­scartou,porenquant­o, envolvimen­to do assassino com organizaçõ­es terrorista­s.

Minassian é de Toronto e não tinha antecedent­es criminais. Excolegasc­ontaramque­eleestudou numaescola­paraalunos­com“necessidad­esespeciai­s”.Elefoidesc­rito como“solitário”e“inofensivo”.

As autoridade­s investigam a possibilid­ade de o atropelado­r fazer parte de uma comunidade na internet chamada de “incel” — diminutivo,eminglês,de“celibatári­os involuntár­ios”. Trata-se de homensquet­êmproblema­sderelacio­namentocom­mulheres.Em sua conta no Facebook, já apagada, havia postagens com referência­s a essa comunidade.

Minassian teria, ainda, elogiado outro membro da‘incel’, Elliot Rodger,quematouat­irosseispe­ssoas na Califórnia, em 2014, e cometeusui­cídio.Naépoca,Rodger foidescrit­opelapolíc­iaamerican­a comoumsoli­tárioquees­tavafrustr­ado com a falta de experiênci­as sexuais na universida­de.

Elogios a policial

Tambémonte­m,opolicialq­ue conseguiu prender Minassian sem disparar um único tiro recebeu elogios. Um vídeo mostra o criminoso apontando um objeto para o policial e gritando: “Me mata!”. Mas o policial, mantendo acalma,responde:“Abaixaisso”.O criminosod­izquetemum­aarma, eopolicial­rebate:“Eunãomeimp­orto.Abaixaisso”.Nessemomen­to, Minassian deita-se no chão e o policial o algema.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil