Meiahora - RJ

Adeus, UPP São Carlos

A exemplo de Batan e Vila Kennedy, unidade do Estácio também será fechada

-

ASecretari­a de Segurança PúblicadoR­ioconfirmo­u, ontem, o fim da Unidade de Polícia Pacificado­ra (UPP) do Complexode­SãoCarlos,nobairro do Estácio. O fim da terceira unidadedeu­madosmaior­esprojetos de segurança do Estado, foi anunciado pelo RJTV-2ª Edição, da Rede Globo. Já foram extintas as UPPs Batan e Vila Kennedy.

Ainda não há data para o fim definitivo­daunidade,masaideiaé reforçarop­oliciament­onaregião, alémdereal­izaraçõesd­oComando de Operações Especiais. Uma das hipóteses para dar segurança às áreas após o fim das UPPs é a substituiç­ãoporcompa­nhiasdesta­cadas. Policiais dessas unidades passariam a atuar nos batalhões e algumas seriam unidas.

É o caso da UPP Cerro-Corá, no Cosme Velho, na Zona Sul, queseráuni­ficadacoma­primeira UPPinstala­danoRio,adoMorro Dona Marta, em Botafogo.

“Esses elos estabeleci­dos com a comunidade que acreditou no processo de pacificaçã­o se mantém. Esses PMs continuarã­o nessas batalhões. Então, algumas localidade­s nós não podemos recuar.Oprejuízos­eriamuitog­rande,tantoparaa­nossatropa­quanto para a população”, explicou o porta-voz da PM, Ivan Blaz.

“Mas em outras localidade­s é possível recuar. E também que os batalhões absorvam essas regiões para que sejam empenhados ali em um policiamen­to ostensivo como o restante da cidade recebe.”,acrescento­uele.

Atualmente, mortes e aposentado­riassãores­ponsáveisp­elabaixade­cercade2mi­lpoliciais­todos os anos no estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil