Meiahora - RJ

‘Houve uma expansão maior do que as pernas’

Ministro Raul Jungmann admite que o projeto das UPPs não alcançou o que deveria

-

Ao comentar a extinção de 12 Unidades de Polícia Pacificado­ra (UPPs), o ministro extraordin­ário da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse o que o Estado nega desde 2013, quando o programa começou a declinar: “Todos sabem que as UPPs não alcançaram o que deveriam ter alcançado. Houve uma expansão maior do que as pernas”, afirmou ele, ontem.

Segundo relatório da PM que serviu de base para a escolha das unidades que devem acabar, o critério foi a capacidade de patrulhame­nto nas comunidade­s. Nas 39 UPPs, o estudo concluiu que a polícia não consegue atuar em quase um terço do total do território que deveria ser ocupado pelos policiais das unidades.

Na UPP mais comprometi­da, a Nova Brasília, no Complexo do Alemão, a mobilidade dos policiais só é possível em apenas 24% da área da comunidade. Caso os agentes saiam desse perímetro, haverá troca de tiros, a qualquer hora do dia. A Nova Brasília está na lista das que serão extintas.

Ainda em agosto, a Polícia Militar afirmou que as UPPs tanto do Complexo do Alemão quanto do Complexo da Penha irão se transforma­r em batalhões. Em memória às UPPs, ele será denominado Batalhão de Polícia Pacificado­ra (BPP) e ficará localizado na antiga sede da UPP, próximo ao Alemão.

 ?? SEVERINO SILVA / ARQUIVO O DIA ?? UPPsdoAlem­ãoserãoext­intaseumba­talhãoserá­formado.’Expansãoma­iordoqueas­pernas’,dizministr­o
SEVERINO SILVA / ARQUIVO O DIA UPPsdoAlem­ãoserãoext­intaseumba­talhãoserá­formado.’Expansãoma­iordoqueas­pernas’,dizministr­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil