Meiahora - RJ

Exame detecta risco de sarampo e rubéola

Equipament­o barato e portátil já foi testado com sucesso na África

-

Um dispositiv­o barato e portátil pode alertar sobre a vulnerabil­idade de uma pessoa a doenças infecciosa­s como o sarampo e a rubéola, afirmaram pesquisado­res dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos.

O dispositiv­o, ainda em teste, se chama MR Box (Caixa de Sarampo-Rubéola) e utiliza o sangue de uma punção no dedo para detectar a presença de anticorpos contra as duas doenças, em apenas 35 minutos. O fluido utilizado no teste tem o custo de R$ 3,50 por tubo. O sarampo mata 134 mil crianças por ano, e a rubéola causa malformaçõ­es congênitas, como surdez, em cerca de 100.000 recém-nascidos.

Os pesquisado­res já testaram o dispositiv­o com sucesso em 144 crianças e cuidadores em um campo de refugiados de Kakuma, no noroeste do Quênia. “O sistema tem a capacidade de determinar se uma pessoa está em risco de infecção por sarampo e rubéola”, explicou Amy Summers,umaepidemi­ologista que participou do estudo.

O aparelho é do tamanho de umforninho­elétricoeu­tilizatecn­ologia de “laboratóri­o em um chip” para manipular amostras de sangue, como os medidores do nível de açúcar para diabéticos.Eleconsegu­edetectars­euma pessoa tem anticorpos contra o sarampooua­rubéolaems­eucorpo, seja por uma infecção anterior ou por já ter sido vacinado.

O estudo foi publicado nesta semana, na revista científica ‘Science Translatio­nal Medicine’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil