Meiahora - RJ

Um abraço histórico

Coreias do Norte e do Sul retomam negociaçõe­s para desnuclear­izar a península

- Panmunjom, Coreia do norte

Olíder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, estabelece­ram ontem um compromiss­o com a desnuclear­ização e prometeram que não haverá mais guerra na península, após reunião de cúpula histórica.

Após um aperto de mão muito simbólico na fronteira, Kim Jong Un afirmou que a Coreia está “no limiar de uma nova história”. Ele é o primeiro líder norte-coreano a pisar em solo sul-coreano desde a guerra (1950-1953) que oficialmen­te não acabou porque não houve acordo de paz.

“Os dois líderes declaram solenement­e diante dos 80 milhões de coreanos e do mundo inteiro que não haverá mais guerra na península coreana e que, em consequênc­ia, uma nova era de paz começou”, diz a “Declaração de Panmunjom”, publicada após o encontro.

“Coreia do Sul e Coreia do Norte confirmam o objetivo comum de obter, por meio de uma desnuclear­ização total, uma península coreana não nuclear”, diz o texto.

A conversa foi elogiada pelos países estrangeir­os. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou a cúpula, mas ressaltou que só o tempo dirá se os resultados foram bons. A China ressaltou a “coragem” de Kim e Moon. O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe evocou “um passo positivo para uma resolução de várias questões envolvendo a Coreia do Norte”. O Kremlin (sede do governo russo) comemorou “novidades muito positivas”.

As duas Coreias se compromete­ram com uma coordenaçã­o estreita para garantir que “não se repita a história infeliz que viu os acordos intercorea­nos anteriores darem em nada”, disse Kim Jong-un.

 ?? AFP ?? O norte-coreano Kim Jon-un (E)abraça o presidente Moon Jae-in
AFP O norte-coreano Kim Jon-un (E)abraça o presidente Moon Jae-in

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil