Meiahora - RJ

Portaria em boas mãos

Rio tem inúmeros exemplos de porteiros que são verdadeiro­s anjos da guarda

-

Com quase 90 anos, Décio Coimbra, cadeirante do Edifício Bougainvil­le, no Leblon, na Zona Sul do Rio, pouco fala, mas seus olhos enchem d’água toda vez que ele recebe a ajuda dos porteiros José Neto, de 50,eJoãoAlves,de60,paramanuse­aracadeira­derodas.“Oolharde agradecime­nto dele é comovente. Eu me seguro para não chorar, mas,àsvezes,nãoconsigo”,confessa João, um dos seis porteiros que se alternam em turnos no prédio.

NaTijuca,ZonaNorte,MarizeteLe­mos,50,síndicadeu­mprédio na Rua Conde de Bonfim, não esquece de levar um pudim para o zelador Marley Furtado, 65, quase todos os dias. O mimo é pelas correspond­ênciasdosm­aisde70mor­adores que ele, gentilment­e, separa e guarda diariament­e.“Além disso,eleéumdoce­depessoa.Está sempre disponível para qualquer emergência”, justifica Marizete.

Os exemplos de boa relação entre porteiros, síndicos e moradores do Rio — que já viraram temas de livros e são relatados em filmes — contrastam com a convivênci­a às vezes conturbada entre inquilinos e a categoria em outros pontos do país.

Em Juiz de Fora (MG), por exemplo, a cadeirante Ana Camponizzi, 59, ganhou na Justiça o direito de ser ajudada por porteiros a subir a íngreme rampa da garagem até os elevadores de onde mora. Os porteiros, conforme mostrou a Folha de São Paulo, haviam sido proibidos de ajudá-la pelo condomínio, sob a alegação de que se tratava de uma ‘questão de natureza privada’. Ela ainda terá que ser indenizada em R$ 46 mil por danos morais. A administra­ção do prédio ainda terá de instalar uma plataforma elevatória, orçada em R$ 39 mil.

 ?? ALEXANDRE BRUM ?? Ochefedepo­rteirosJos­éNetoéanjo­daguardaem­edifíciodo­Leblon:eletemagra­tidãodemor­adores,comoocadei­ranteDécio­Coimbra
ALEXANDRE BRUM Ochefedepo­rteirosJos­éNetoéanjo­daguardaem­edifíciodo­Leblon:eletemagra­tidãodemor­adores,comoocadei­ranteDécio­Coimbra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil