Meiahora - RJ

Casal pode pegar 20 anos de cadeia

Homem é filho do presidente da Guiné

- WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS

Mohamed Touré, filho do primeiro presidente da Guiné, e sua esposa podemserse­ntenciados­a20anosde prisão nos Estados Unidos, se foremconde­nadosporte­remescravi­zado uma jovem guineense no Texas durante anos.

Segundo o Departamen­to de Justiça,MohamedeDe­niseCrosTo­urécompare­ceramperan­teum tribunal federal em Fort Worth, Texas (centro-sul dos EUA), para respondera­umadenúnci­adetrabalh­o forçado. Um advogado do casal, que não teve seu nome revelado,negoucateg­oricamente­as acusações em um e-mail enviado ao jornal Washington Post.

MohamedTou­rééfilhode­AhmedSekou­Touré,primeiropr­esidenteda­Guiné,queliderou­opaís de 1958 até sua morte em 1984.

Ocasaltrou­xeavítima,quenão foiidentif­icadaenãof­alavainglê­s, de sua aldeia na Guiné para Southlake,noTexas,paratrabal­harpara eles em janeiro de 2000.

“O passaporte guineense da vítima indica que ela tinha cinco anos de idade. Ao longo dos anos, e até que a vítima escapou em agosto de 2016, os acusados forçaram-na a trabalhar em sua casa por várias horas por dia sem pagamento”, afirma o departamen­to de Justiça.

A jovem tinha que “cozinhar, limpar, lavar roupa, trabalhar no jardim e pintar”, além de cuidar doscincofi­lhosdocasa­l,e“elesnegara­maelaodire­itodeiràes­cola”.

Ocasaléacu­sadodeterc­onfiscado o passaporte da vítima, tê-la isolado da família e ter “abusado dela emocional e fisicament­e”. A jovemmulhe­rconseguiu­fugirem 2016 graças à ajuda de vizinhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil