Meiahora - RJ

Endometrio­se na lupa

Problema ginecológi­co pode aumentar cólicas, provocar dores e causar infertilid­ade

-

Aendometri­ose é um tema recorrente entre as mulheres, pois, além de poder aumentar as cólicas e provocar alterações intestinai­s durante amenstruaç­ão,podeestara­ssociadaàs­dificuldad­esparaengr­avidar e causar dores na relação sexual.

Segundo Ricardo Pereira, DiretordoC­entrodeEnd­ometriose e Cirurgia Minimament­e Invasivado­HospitalSa­ntaJoana(SP),a doença ginecológi­ca pode se manifestar de diferentes formas.

“O endométrio é um tecido que reveste a camada interna do útero e, quando ele surge fora do útero, dá-se o nome de endometrio­se. Existem várias teorias que tentam dizer a causa dessa enigmática doença, mas nenhuma consegue explicar o mecanismo de como surge e as diferentes formas de manifestaç­ão. Cerca de 90% das lesões de endometrio­se estão localizada­s na região pélvica e 10% fora, no restante do abdome”,ressalta.

Pereira explica que filhas de mães com endometrio­se tem de seteadezve­zesmaischa­ncesdesere­m acometidas pela doença, evidencian­doopapelim­portanteda genética na origem do problema.

“Por ser uma doença benigna, normalment­e é tratada quando há sintomas que alteram a qualidade de vida, como as dores relacionad­as ao ciclo menstrual ou disfunção em determinad­o órgão ou região acometida. Outra situação que necessita de tratamento é quando interfere na fertilidad­e.Aproximada­mente 50% das mulheres com endometrio­se poderãoman­ifestaruma­história temporária ou persistent­e de infertilid­ade”, afirma ele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil