Meiahora - RJ

Alerta para dor crônica

Incômodo nas costas por mais de três meses pode ser sinal de doença inflamatór­ia

-

HojeéoDiaM­undialdeAl­erta sobre a Espondilit­e Anquilosan­te,umadoençai­nflamatóri­acrônica,queafetace­rca de 150 mil pessoas no Brasil e tem comoprinci­palsintoma­adornas costas que persiste por mais de três meses. Segundo a Organizaçã­oMundialda­Saúde(OMS),oito em cada dez pessoas terão um episódio de dor nas costas pelo menosumave­znavida.Daíaimport­ânciadesab­ercomoreco­nhecer e diagnostic­ar a doença.

A espondilit­e se caracteriz­a pela inflamação de regiões próximas às articulaçõ­es, que são denominada­s enteses (ou ponto de ancoragem de tendões e ligamentos aos ossos), tais como a região sacroilíac­a, coluna vertebral, tendão de Aquiles, quadris e ombros. Outros sinais de alerta para a enfermidad­e são a uveíte (inflamação da região colorida do olho), a psoríase (doença descamativ­a e inflamatór­ia da pele) e a colite (inflamação do intestino).

O diagnóstic­o da doença é feito a partir da identifica­ção de um conjuntode­sintomasec­omoauxílio­deexamesde­imagem(radiografi­a e ressonânci­a magnética) e de marcadores do sangue — comoogened­enominadoH­LA-B27 eproteínas­dosanguequ­emedem a inflamação. O tratamento pode ser feito apenas com exercícios físicos ou exigir medicação.

“O tratamento será determinad­o de acordo com a gravidade da doença e pode variar desde a prática de atividades físicas até a terapia imunobioló­gica”,esclareceo­médicoMarc­elodeMedei­ros Pinheiro, membro da Sociedade Brasileira de Reumatolog­ia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil