Meiahora - RJ

Dia das Mães para faturar

Data deve movimentar R$ 9,4 bilhões, diz CNC. Especialis­tas dão dicas para empreender

-

Oque fazer para descolar aquela graninha extra no Dia das Mães? Um levantamen­to feito pela Confederaç­ão Nacional do Comércio (CNC) serve de estímulo para os empreended­ores que pretendem aproveitar o feriado para sair do sufoco. Segundo a entidade, a maior data comemorati­va do comércio depois do Natal deve movimentar R$9,4 bilhões em produtos e serviços, uma cifra 4,3% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. O principal fator para esse aumento real de faturament­o é a inflação baixa, diz o estudo. De carona no momento favorável, especialis­tas e empreended­ores dão dicas de bons negócios.

Alexandre Pedro, especialis­ta em finanças, chama a atenção para os ramos de bens e serviços. “No ramo da beleza, do artesanato e dos bens e serviços, a presença feminina é muito forte. Mas, por causa da crise, vemos muitos homens cozinhando e fazendo trabalhos manuais para produzir artesanato”, observa o especialis­ta.

Paulo Alfeu se encaixa nesse perfil. Ele produz caixas de papelão sob encomenda para produtores de eventos, empresas e fabricante­s de joias. O artesão trabalha em casa, em Jacarepagu­á, e garante o sustento a partir da própria técnica que desenvolve­u. Paulo chegou a criar uma vincadeira de papel exclusiva, que lhe rendeu registro de patente no Instituto Nacional de Propriedad­e Intelectua­l (Inpi). Nesta semana, o artesão dará um aulão na loja Caçula, no Centro, para ensinar a técnica ao público. A oficina é focada na embalagem de presentes para o Dia das Mães. “As pessoas estão buscando no artesanato uma forma de empreender. A procura por nosso curso tem crescido muito nos últimos meses”, diz o artesão, que desenvolve­u a técnica em 2000, após ficar desemprega­do.

O Dia das Mães não movimenta apenas o comércio. A data comemorati­va também pode ser um bom pretexto para quem quer presentear a mãe com uma viagem em família. Empresária da Qualité Turismo, Fabiana Carvalho diz que os clientes costumam procurar por viagens em estados do Nordeste.

artesÃo DesenVoLVe­u

a tÉcnica após perDer o emprego

em 2000

 ?? DIVULGAçãO ?? Paulo Alfeu vai ensinar alunos a fazer embalagem de presentes
DIVULGAçãO Paulo Alfeu vai ensinar alunos a fazer embalagem de presentes
 ??  ?? Instrutore­sdaRioArte­s:técnicapar­aproduçãod­ecaixasdep­apel
Instrutore­sdaRioArte­s:técnicapar­aproduçãod­ecaixasdep­apel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil