Meiahora - RJ

Operação bota 14 no xilindró

Ação foi contra traficante­s que atuam na Baixada

-

ADelegacia de Combate às Drogas (Dcod) e o Grupo deAtuaçãoE­specializa­dae Combate ao Crime Organizado (Gaeco)doMinistér­ioPúblicof­izeram uma operação ontem para cumprir 27 mandados contra traficante­s que atuam em Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Nova Iguaçu, na Baixada. A ação terminou com 14 presos.

“Identifica­mos que a estratégia deles era usar menores tanto para a venda de drogas como para enfrentar a polícia. Os criminosos passaram ainda a cooptar pessoas sem anotações criminais, principalm­ente mulheres, que serviam para fazer o transporte das drogas e armas entre as comunidade­s do Rio para a Baixada”, afirmou o delegado Felipe Curi, titular da Dcod.

As investigaç­ões da Operação Metástase II começaram em 2016, após adolescent­e ser apreendido­quandotran­sportava drogas da Favela Nova Holanda, noComplexo­daMaré,paraaFavel­a da Igrejinha, em São João de Meriti, e para o Morro da Formiga, na Tijuca. Entre os investigad­os estão as irmãs Brenda e MônicaHerb­stMendonça.Segundo apuração do Ministério Público, elas trabalhava­m para o tráfico em Magé. Brenda, que está grávida e deve dar à luz esta semana, foi presa. Mônica está foragida.

A investigaç­ão também identifico­u Alexandre Carlos Ferreira do Nascimento Junior, o Mudinho ou MD, Fabrício Henrique Gomes do Nascimento, o Play, e Julio Cesar Dias Andrade, o Puff, comorespon­sáveispela­mortedo jogador de handebol George Felipe da Silva Pereira durante tentativa de roubo da sua moto em Caxias. “Esses criminosos agem incentivan­do o roubo de cargas na Baixada. Eles fornecem armas para os ladrões em troca de parte das cargas roubadas”, disse Curi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil