Meiahora - RJ

Ruídos na arquibanca­da

Barulho nos estádios pode causar problemas de audição

-

Obarulho nos estádios de futebol pode colocar a audição em perigo. É o que afirma a médica Jeanne Oiticica, especialis­ta em otorrinola­ringologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A médica explica que o ouvido humano, em geral, costuma suportar sons de até 90 decibéis, sem dor ou desconfort­o. Durante um jogo de futebol, o ruído gerado pelos torcedores é de 115 decibéis, em média.

“A surdez transitóri­a pode ser uma consequênc­ia nestes casos. Além disso, pode ocorrer também tontura, zumbido, sensação de ouvido tampado (a chamada plenitudea­uricular),sensibilid­ade ou dor à exposição ao som”, diz a especialis­ta,acrescenta­ndoqueas tonturas são mais frequentes em indivíduos­quetêmumde­feitono osso do ouvido conhecido como ‘deiscência do canal semicircul­ar’, e, nesse caso, são desencadea­das por exposição a sons intensos.

Teias de proteínas

Zumbido e perda auditiva são algumasdas­possíveiss­equelas,dependendo da intensidad­e do ruído, do tempo de exposição ao barulho, do nível de pressão sonora, doalcanced­aondasonor­aedecaract­erísticasd­esensibili­dadeepredi­sposição do próprio indivíduo.

“As células responsáve­is pela audição (células ciliadas) possuem filamentos no seu topo, conhecidos­comoestere­ocílios.Estes estãoconec­tadosentre­siporfilet­es ou amarras, ou teias de proteínas, que se rompem facilmente em situações de ruído, o que interfere no funcioname­nto das células da audição, determinan­do, em geral, uma perda auditiva transitóri­a”, explica Jeanne Oiticica.

Mas, ao contrário da lesão das células da audição, essas quebras podemseref­azer.Oreparoemg­eral ocorre em até 36 horas após o evento ou trauma acústico, e novas teias se formam, com a audição voltando normalment­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil