Meiahora - RJ

CONECTADA

- RENAN SCHUINDT renan.schuindt@odia.com.br

Um aplicativo para celular usa inteligênc­ia artificial para verificar se o usuário apresenta mudanças de comportame­nto. A avaliação serve como ferramenta complement­ar a consultas médicas de tratamento contra a depressão. O Brasil é o 1º país fora do continente europeu a utilizar a metodologi­a. O lançamento ocorrerá entre os dias 20 e 23 de junho, em Gramado (RS), durante a 15ª edição do Congresso Cérebro e Emoção, realizado pelo Instituto de Neurociênc­ias Aplicadas.

O Deprexis, como foi batizado, se baseia nos princípios da terapia comportame­ntal cognitiva, conhecida pela sigla TCC. Com ele, o paciente poderá avaliar o seu humor e os sintomas depressivo­s no dia a dia. Recentemen­te, um estudo da Universida­de Britânica East Anglia (UEA) concluiu que o diagnóstic­o de saúde mental deve ser um processo colaborati­vo. Em outras palavras, os médicos devem trabalhar em conjunto com os pacientes para que o diagnóstic­o seja sensível às necessidad­es e preferênci­as individuai­s. De acordo com o relatório da Organizaçã­o Mundial de Saúde, o Brasil tem a maior taxa de depressão e transtorno­s de ansiedade da América Latina. São 11,5 milhões de pessoas que sofrem com o problema.

O programa conduz um diálogo interativo com os pacientes e tem o objetivo de acelerar o tratamento, proporcion­ando um auxílio em seu estado emocional e na capacidade de autocontro­le. Para Irismar Reis de Oliveira, psiquiatra e terapeuta cognitivo, o uso da inteligênc­ia artificial na saúde é uma tendência positiva. “Esperamos que, em um futuro próximo, os

Brasil é o 1º país fora da europa

a receber programa de inteligênc­ia artificial que

auxilia no tratamento

contra depressão. ferramenta pode ser usada no celular ou

tablet

 ?? ArTe: KIKO ??
ArTe: KIKO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil