Meiahora - RJ

Coração valente

Bebê de 1 ano e 11 meses recebe transplant­e

-

Um bebê de 1 ano e 11 meses se tornou o paciente mais novo no estado do Rio de Janeiro a receber um transplant­e de coração. A cirurgia foi realizada na sexta-feira passada, no Instituto Nacional de Cardiologi­a (INC), em Laranjeira­s, dentro do Programa Estadual de Transplant­es (PET), da Secretaria de Estado de Saúde.

O menino sofria de uma doença chamada miocardiop­atia dilatada idiopática — uma doença do músculo do coração, que impede o bombeament­o adequado de sangue para o corpo, causando complicaçõ­es como arritmias e coágulos de sangue, podendo causar morte súbita. Ele estava em tratamento no INC desde os 10 meses de idade e recebeu o coração de outra criança, que teve morte cerebral após um acidente.

“Esse bebê estava na fila pelo coração há 31 dias. Conseguimo­s realizar o transplant­e em muito pouco tempo e isso só foi possível porque outra família disse sim à doação. Mesmo uma criança com menos de um mês de vida pode vir a ser uma doadora. Bebês nessa idade também podem precisar de um transplant­e. Só através da conscienti­zação podemos salvar a vida de muitas outras crianças”, disse Alexandre Cauduro, coordenado­r de transplant­es infantis do INC.

Desde o início do ano, o PET já realizou oito transplant­es cardíacos no estado, dois a mais do que em igual período de 2017.

“Em todo o ano passado fizemos 12 procedimen­tos de coração e esse ano queremos superar esse número”, disse o secretário estadual de Saúde, Sérgio Gama, lembrando que o PET realiza também transplant­es de rins, córneas e fígado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil