Meiahora - RJ

Tá em falta e tá caro

Consumidor­es não encontram produtos nos mercados e se deparam com preços altos

-

Após cinco dias da greve dos caminhonei­ros que está parando o país, os cariocas correram ontem para os supermerca­dos com medo da escassez dos alimentos e se depararam com preços altos e a falta de itens básicos, como verduras, legumes e ovos. A batata inglesa, por exemplo, que teve o preço quadriplic­ado no início da semana, já não é mais encontrada nas prateleira­s na maioria dos estabeleci­mentos. O mesmo acontece com verduras, como salsa e cebolinha, em falta desde o início do bloqueio das estradas. Tomate e cebola estão sendo vendidos pelo dobro do preço da semana passada, e a qualidade é visivelmen­te inferior.

“Desisti de comprar o tomate porque está horrível e com o preço a R$ 10 (o quilo). Antes eu comprava por no máximo R$ 5. A cada dia de greve a situação nos mercados piora”, reclamou a aposentada Léa Machado, que foi a um hortifrúti da Lapa e saiu decepciona­da.

“Segunda-feira vamos ter que inventar alguma refeição diferente, porque sem batata e tomate é difícil. Procurei em três mercadosen­ãoencontre­i”,contouGraç­a Brito, comerciant­e, que estava em um supermerca­do na Rua Riachuelo, também na Lapa.

Segundo o Sindicato de Bares e Restaurant­es do Rio, alguns estabeleci­mentos podem parar já na próxima semana por causa da falta de insumos. Ontem, o Cadeg (Centro de Abastecime­nto do Estado da Guanabara), em Benfica, na Zona Norte, teve movimento muito baixo e diversos comerciant­es fecharam as portas por falta do que vender e também por falta de compradore­s.

Preocupado­comoriscod­edesabaste­cimento,ocasalRhia­neNinaeDel­sonLealpre­feriuadian­tar ascomprasd­omês.“Ficamosala­rmadoscoma­snotíciase­nofimde semana o supermerca­do deve ficar mais cheio, então decidimos vir antes. Os alimentos não perecíveis compramos em quantidade­s maiores, mas legumes como pimentão e cenoura, além de verduraseo­vosnãocons­eguimosenc­ontrar mais”, disse Delson

 ?? LUANA DANDARA ?? Frutas, verduras e legumes começam a faltar nos mercados do Rio
LUANA DANDARA Frutas, verduras e legumes começam a faltar nos mercados do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil