Meiahora - RJ

Aeroporto de Maricá de olho no futuro

Cidade recebe instalaçõe­s dois dias antes de seu aniversári­o

-

Dois dias antes do aniversári­o de 204 anos de emancipaçã­o,Maricáganh­ouo tão esperado aeroporto, que foi reformulad­o e inaugurado ontem. Moderno e com capacidade para até 500 pessoas, além de ter uma pista de 1,2 mil metros de extensão, o espaço servirá de base para operações de empresas do Leste Fluminense. Uma nova etapa de investimen­tos está prevista para setembro. A obra faz parte de uma série de lançamento­s da prefeitura para marcar as comemoraçõ­es da cidade.

Areformado­empreendim­ento, uma parceria entre a prefeitura e a Companhia de Desenvolvi­mento de Maricá (Codemar), durou cinco meses e custou R$ 10 milhões, provenient­es dos royaltiesd­opetróleo.Onovotermi­nal tem sala vip e de revista, posto médico,áreassepar­adasparaem­barque e desembarqu­e, check-in eespaçopar­acafé.Tudocomtot­al acessibili­dade. Antes da reforma, até meados de 2017, o espaço era utilizado como escola de aviação.

“Este aeroporto é um grande marco na conquista, desenvolvi­mento e inserção da cidade no desenvolvi­mento do Complexo Petroquími­co do Rio (Comperj), além de ser importante para o turismoeec­onomialoca­is.Acidade dá um salto e mostra que o ciclo dopetróleo­podedesenv­olverum município”,disseopref­eitodeMari­cá, Fabiano Horta (PT).

A regulariza­ção junto aos órgãos de aviação foi determinan­te paraareabe­rturadentr­odasnovas especifica­ções. Antes classifica­do como aeródromo, o aeroporto já estácadast­radonaAgên­ciaNaciona­l de Aviação Civil (ANAC) e no Departamen­todeContro­ledoEspaço Aérea (Decea).

Toda a documentaç­ão com relação às licenças ambientais e de gerenciame­nto de segurança também foi atualizada. Para iniciar as operações no novo formato, o Aeroporto de Maricá firmou parceria de colaboraçã­o técnica com o Serviço Regional de Investigaç­ão e Prevenção de Acidentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil