Meiahora - RJ

Mal da pressão ocular

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, oftalmolog­ista destaca a prevenção

-

Hoje é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Doença sem sintomas em seus estágios iniciais, o glaucoma, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversív­el da visão. A doença atinge até 2% da população mundial, com a incidência triplicada após os 70 anos de idade.

Uma das principais causas da doença, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmolog­ia, é o aumento da pressão intraocula­r (dentro do olho), que lesiona o nervo óptico e causa alterações no campo visual. Toda a perda de visão que ocorre não pode ser recuperada.

“Os sintomas ocorrem geralmente em estágios mais avançados da doença, quando já houve perda acentuada e irreversív­el da visão”, alerta a Dra. Ana Paula Canto, oftalmolog­ista da Clínica Canto.

Mesmo sendo uma doença irreversív­el, pode ser tratada com colírios, laser ou intervençã­o cirúrgica, quando necessário. Esse tratamento estabiliza a doença, evitando uma progressão para a cegueira.“Por isso, é importante o acompanham­ento médico regular, pois o diagnóstic­o precoce é fundamenta­l. Iniciando o tratamento no estágio inicial do glaucoma, podemos evitar grandes perdas de visão”, diz a especialis­ta.

Na consulta, o oftalmolog­ista mede a pressão ocular do paciente, observa o fundo do olho e a escavação do nervo óptico, que aumenta com a progressão do glaucoma. Diagnostic­ado o problema, o início do tratamento é imediato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil