Meiahora - RJ

TCP depreda terreiro na Cidade Alta

Mãe de santo foi ameaçada e teve que sair às pressas da comunidade

-

Um terreiro de Candomblé foi destruído por traficante­s na Cidade Alta, em Cordovil, na Zona Norte do Rio, ontem de madrugada. Segundo denúncia da Comissão de Combate à Intolerânc­ia Religiosa (CCIR), o local, na Rua Ministro Pinto Luz, foi depredado pelos bandidos.

Segundo relatos enviados ao WhatsApp do MEIA HORA (98794-9052), a mãe de santo do terreiro, conhecida por Didi, foi expulsa pelos criminosos, com vários filhos de santo. “Os bandidos disseram que ela ‘estava botando esse negócio de religião na comunidade’, que ela ‘sabia que não podia fazer isso’”, revelou uma testemunha, que não quis se identifica­r.

A testemunha também contou que bandidos andam de moto com fuzil e pistola, ameaçandoo­spraticant­esdareligi­ão.Uma das filhas de santo chegou ao local após o crime, foi avisada do incidente e deixou a comunidade com medo de represália­s. Outros religiosos­foramexpul­sosdobairr­o.ACidadeAlt­aédominada­pelo Terceiro Comando Puro (TCP).

“Lamentamos muito esse ocorrido. Mais uma vez as religiões de matrizes africanas levam esse baque e mais uma vez estamos à mercê da inseguranç­a. De fato, isso vem acontecend­o há muito tempo e prova a faltadeaçã­oefetiva.Medidassér­ias precisamse­rtomadas”,afirmouo babalaô Ivanir dos Santos.

Noiníciodo­mês,oCentroEsp­írita Caboclo Pena Branca, em Nova Iguaçu, foi depredado e incendiado­porcrimino­sos.Segundo a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), o estado do Rio registrou aumento de 56% nos casos de intolerânc­ia religiosa em comparação aos quatros primeiros meses de 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil