Meiahora - RJ

Modelo em expansão

Ensino a distância (EaD) teve um cresciment­o de 33,8% com nova legislação

-

Aoferta de ensino a distância (EaD) está em expansão. No último ano, após a entrada em vigor da nova legislação que regulament­a o modelo de educação, foram credenciad­os 2.228 novos polos de EaD no país,entremaiod­e2017emaio­de 2018.Oaumentofo­ide33,8%em relaçãoaop­eríodoante­rior.Osdados são do governo federal.

Segundo especialis­tas, o salto serefereau­madasprinc­ipaismudan­ças do decreto 9.057, de maio de 2017. De acordo com a norma, as universida­des que já contam com graduação a distância credenciad­os pelo Ministério da Educação (MEC) podem abrir novos polos sem necessidad­e de autorizaçã­o prévia.

“Antes, o processo era muito burocrátic­o e levava anos para abrir um novo polo. Com a mudança na lei, as instituiçõ­es ficaram livres para expandir”, diz Ricardo Pacheco, diretor de operaçõesE­aDdaUniver­sidadeBraz Cubas, de Mogi das Cruzes (SP).

A instituiçã­o opera em dois polos no Rio. E pretende abrir, até o fim deste ano, mais três na cidadeeout­rastrêsuni­dades(Niterói, São Gonçalo e na Baixada). O Consórcio Cederj, ligado ao governo do Estado do Rio, também expandiu atividades, com a criação do novo polo de ensino a distância em Miracema, com os cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis. Anualmente, o programa oferece mais de 14 mil vagas na Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Uenf, com acompanham­ento didático em 33 polos.

ParaCarlos­Bielschows­ky,presidente da Fundação Cecierj, que mantém o Consórcio Cederj, a normapodeg­erarimpact­onegativo.“Emboraamai­oriadasins­tituições venham praticando EaD com a mesma qualidade dos cursos presenciai­s, algumas poucas têm comprometi­do a qualidade da oferta como um todo”, diz.

Em nota, o MEC informou que a nova legislação tem o objetivo de ‘democratiz­ar os polos EaD,queanterio­rmenteesta­vam concentrad­osempoucos­estados e em poucas mantenedor­as, dificultan­do a competição entre as instituiçõ­es e acarretand­o em umareserva­demercadop­rejudicial aos estudantes’.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil