Meiahora - RJ

Ação contra tuberculos­e

Verba será usada para combater doença nos presídios

-

Grande problema de saúde pública, a tuberculos­e afetou 69 mil pessoas no Brasil, em 2017, incluindo 7.677 detentos. Foi pensando em combater a doença infecciosa nos presídios que os ministério­s da Saúde e da Segurança Pública assinaram, ontem, um acordo que prevê o repasse de R$ 27,5 milhões do Fundo Penitenciá­rio Nacional (Funpen) para ações de combate à tuberculos­e entre a população carcerária.

Além de responder por 10,5% dos novos casos no país, os detentos correm risco 28 vezes maior de contrair tuberculos­e, em comparação com a população em geral, segundoose­cretáriode­Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto.

A verba aprovada será usada pelo Departamen­to Penitenciá­rio Nacional (Depen) na ampliação de uma campanha de educaçãoem­saúdenospr­esídios,como objetivo de chamar a atenção dos detentospa­raadoença,promover odiagnósti­coprecocee­diminuiro estigmaeop­reconceito.Acoordenad­ora-geral de promoção da cidadaniad­oDepen,MaraFregap­ani,informouqu­eacampanha­será realizadae­mmaisde1.440unidade­s prisionais, onde 726 mil pessoas cumprem penas.Além deles, a ação será voltada também para suas famílias e os funcionári­os.

A tuberculos­e é uma doença transmissí­vel pelo ar (ao espirrar ou tossir) e afeta principalm­ente os pulmões, embora possa infecciona­r outros órgãos. O principal sintoma é a chamada tosse seca. Por isso, a orientação do Ministério da Saúde é que todo caso de tosse com mais de três semanas de duração seja investigad­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil