Meiahora - RJ

Presa gangue do clone

Motoristas de app eram alvo de golpistas

-

Integrante­s de uma quadrilha que roubava veículos no estado de São Paulo e depois os clonava para alugar a motoristas de aplicativo­s de transporte, como o Uber, no Rio, foram presos em flagrante, ontem de madrugada, em um hotel de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Carlos Alberto da Silva Oliveira Filho, Carlos Alberto Costa dos Santos, Artur Rogério Queiroz Valente e AndreaRebo­rdamBarbos­aforam presospor policiaisd­a42ªDP(Recreio dos Bandeirant­es).

Segundo o delegado Eduardo Freitas, que coordenou a ação, os bandidos criaram uma empresa fictícia para praticar os crimes. Eles alugavam os carros em nome da empresa em uma locadora e se apropriava­m para vendê-los e alugá-los para terceiros.

Alguns carros foram vendidos com documentos falsos e, outros, alugados. Os motoristas que usavam os veículos por aluguel para trabalhar em aplicativo­s de transporte­s, pagavam uma mensalidad­e de R$ 500 para a quadrilha. Segundo o delegado, “em outros casos, vendiam para outros criminosos que tinham ciência da origem dos automóveis, e utilizavam os mesmos para cometer os mais variados tipos de crimes, que serão investigad­os em inquérito próprio”.

Em nota, a Uber, principal aplicativo de trasporte alternativ­o do país, disse que “com os dados fornecidos pela reportagem, não foi possível verificar se há envolvimen­to de qualquer motorista parceiro da empresa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil