Meiahora - RJ

Cronos: 1.3 é o melhor

Em teste, versão automatiza­da do sedã tem bom desempenho

-

Equipada com motor 1.3 FireFly, a versão Drive do Cronos deve substituir o cansado Grand Siena em breve. Pelo preço de R$ 60.990, o modelo traz boa quantidade de itens de conforto e segurança, como central multimídia e controles de tração eestabilid­ade.O testou essa que é a versão mais barata do sedã com câmbio automatiza­do (GSR). De um modo geral, os resultados foram superiores àquelesalc­ançadospel­oPrecision, configuraç­ão topo de linha (motor 1.8) avaliada no mês passado.

O Cronos abusa do visual despojado. Em comparação ao visual da versão topo, a Drive tem apenas pequenas diferenças: falta de acabamento­s metálicos na dianteira, nas maçanetas e nas luzes diurnas (DLR). Seu interior mantém o mesmo nível de acabamento presente na configuraç­ão mais cara. Além disso, a versão automatiza­da possui as mesmas opções de equipament­os de segurança, como controles de tração e estabilida­de, bem como assistente de partidas em rampas e direção elétrica progressiv­a.

Com aptidões urbanas, a motorizaçã­o do sedã compacto (1.3) não perde em nada para o cansado 1.8 da configuraç­ão mais cara. Com potência de 101 cv (a gasolina), o propulsor rende bem nas diversas situações do dia a dia. Retomadas e ultrapassa­gens podem demandar reduções, mas nada que incomode. Pesa negativame­nte o câmbio GSR, que parece trabalhar contra o modelo.

Os quase 500 km rodados, o propulsor rendeu o bom consumo médio de 12,8 km/l em trecho misto (cidade/estrada). Mas esse resultado poderia ser bem melhor se a transmissã­o realizasse as trocas com maior agilidade. O ponto positivo é que a versão conta com a opção de aletas atrás do volante. O sistema permite trocas manuais.

 ??  ?? Porta-malas é um dos maiores da categoria (525 l). Medida é um litro maior em
relação à do Grand Siena Câmbio GSR conta com opção Sport para a troca de marchas por meio de aletas atrás do volante
Porta-malas é um dos maiores da categoria (525 l). Medida é um litro maior em relação à do Grand Siena Câmbio GSR conta com opção Sport para a troca de marchas por meio de aletas atrás do volante
 ?? O DIA ?? Dianteira tem linhas agressivas, mas menos frisos metálicos na versão com motor 1.3 Firefly
O DIA Dianteira tem linhas agressivas, mas menos frisos metálicos na versão com motor 1.3 Firefly

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil