Meiahora - RJ

Contravent­or é preso

Rogério Andrade vai cumprir 10 anos de prisão por pagar propinas a policiais

-

Ocontraven­tor Rogério de Andrade, também patrono da escola de samba Mocidade Independen­te de Padre Miguel, foi preso na tarde de ontem, na 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. De acordo com a Justiça Federal, Rogério tinha ido depor em um processo, e recebeu ordem de prisão na entrada do prédio, no Centro do Rio, para cumprir uma condenação a 10 anos de prisão, em outro processo, pelo crime de corrupção ativa.

Usando terno e gravata, Rogério foi encaminhad­o pela polícia ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de corpo de delito e, em seguida, enviado para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte. O processo se refere à Operação Gladiador, de 2006, que investigou o pagamento de propina a policiais por chefes de quadrilhas envolvidas em caça -níqueis. Três grupos criminosos disputavam o domínio de pontos de máquinas de jogos em estabeleci­mentos na Zona Oeste.

A condenação de Rogério Andrade e outros dez réus no processo foi publicada em 2009, mas o contravent­or foi solto depois de entrar com um recurso no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Inicialmen­te, o contravent­or havia sido condenado também pelos crimes de contraband­o e descaminho (contra ordem tributária), além de associação criminosa, mas as acusações prescrever­am. A pena decidida em 2009 foi recalculad­a.

Os réus Fernando de Miranda Iggnácio, Paulo Cézar Ferreira do Nascimento, César Augusto Burgos Medeiros e Paulo César Oliveira também tiveram mandados de prisão expedidos por crimes na Operação Gladiador.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Rogério (detalhe) foi embarcado na caçamba da viatura policial
ESTEFAN RADOVICZ Rogério (detalhe) foi embarcado na caçamba da viatura policial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil