Meiahora - RJ

Apoio na gravidez

Exame barato pode prever parto prematuro

-

Um exame de sangue, barato, pode prever com até 80% de exatidão se uma mulher grávida dará à luz prematuram­ente. É o que garantem pesquisado­res americanos e dinamarque­ses, que divulgaram os resultados de seu estudo na revista ‘Science’.

Embora mais pesquisas sejam necessária­s antes que o teste seja comerciali­zado, os especialis­tas disseram que ele tem o potencial de reduzir fatalidade­s e complicaçõ­es nos 15 milhões de nascimento­s prematuros por ano, em todo o mundo.

O teste também pode ser usado para estimar a data do parto de forma “tão confiável quanto a ultrassono­grafia, e bem mais em conta, segundo os cientistas.

O teste consiste em medir os genes da mãe, da placenta e do feto, avaliando os níveis de RNA (ácido ribonuclei­co) livre de células — moléculas mensageira­s que transporta­m as instruções genéticas do corpo.

“Descobrimo­s que muitos desses genes apresentam indícios altamente precisos sobre quais mulheres correm risco de parto prematuro. Eu passei muito tempo ao longo dos anos trabalhand­o para entender o parto prematuro, e esse é o primeiro progresso científico real e significat­ivo sobre o problema, em muito tempo”, garantiu o dinamarquê­s Mads Melbye, coautor do estudo e professor visitante da Universida­de de Stanford, nos EUA.

Onasciment­oprematuro,que ocorre quando o bebê chega pelo menostrêss­emanasante­sdadata prevista, afeta 9% dos nascimento­s nos EUA e é a principal causa de morte antes dos 5 anos de idade, em todo o mundo.

Já existem alguns testes para prever o nascimento prematuro, mas eles tendem a funcionar apenas em mulheres que apresentam alto risco, e são precisos em apenas cerca de 20% das vezes, de acordo com o estudo divulgado na ‘Science’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil