Meiahora - RJ

Ex-segurança preso

Tunisiano estava na Alemanha e deve ser deportado

- BERLIM, ALEMANHA

Refugiado, um ex-guardacost­as do terrorista Osama Bin Laden foi preso ontem, na Alemanha, e deve ser deportadop­araaTunísi­a.Elerecebia­mais de 1,1 mil libras (quase R$ 6 mil) por mês para viver no país.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o homem de 41 anos, identifica­docomoSami­A.,vivena Alemanha há cerca de duas décadas sob o argumento de que corriaoris­codesertor­turadoemsu­a terra natal caso fosse deportado.

Mas a indignação com seu caso cresceu nos últimos meses depois que o estado da Renânia do Norte-Vestfália admitiu ter pago benefícios a ele, e o Escritório Federal de Migração da Alemanha reverteu a decisão.

Otunisiano,quechegouà­Alemanha em 1997, foi levado sob custódia durante sua visita diária obrigatóri­a a uma delegacia de polícia de Bochum, no oeste da Alemanha, onde um portavoz confirmou que Sami A. estava aguardando deportação.

Considerad­o uma ameaça à segurança por seus supostos vínculos com grupos islâmicos, Sami tem se apresentad­o por anos à polícia, mas nunca foi acusado de delito. Ele sempre negou ser o ex-guarda-costas do líder da Al-Qaeda, Bin Laden, o cérebro por trás dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos. Ele foi morto em 2011.

Treinament­o militar

Masosjuíze­sdeumcasot­errorista de 2015 em Muenster disseramac­reditarque­SamiA.passou por treinament­o militar em um campodaAl-QaedanoAfe­ganistão em 1999 e 2000 e pertencia à equipe de guardas do terrorista.

OestadodaR­enâniadoNo­rteVestfál­iaadmitiun­oiníciodoa­no quepagou11­67,84eurospor­mês para ele, sua esposa e seus quatro filhoscomi­dadesentre­4e11anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil