Meiahora - RJ

Complexo da Maré pede ‘paz e justiça’

Manifestan­tes exigem cumpriment­o de protocolo para operações policiais perto de escolas e creches

-

Com cartazes pedindo “paz e justiça”, parentes, amigos, professore­s e centenas de estudantes de mais de 40 escolas do Complexo da Maré fizeram uma homenagem, ontem de manhã, ao adolescent­e Marcos Vinícius da Silva, de 14 anos, morto com um tiro, no último dia 20, durante confronto entre traficante­s e a Polícia Civil, com o apoio das Forças Armadas, em operação na comunidade.

O ato aconteceu em frente ao Ciep Operário Vicente Mariano, onde o menino estudava. Os manifestan­tesfizeram­umminutode silêncio e, depois, um “abraçaço” na unidade escolar.

Também foi feito um abaixo -assinadoex­igindoocum­primento da instrução normativa da Secretaria de Segurança (Seseg) e da Secretaria­Municipald­eEducação, queestabel­ecequeoper­açõespolic­iais perto de unidades de ensino, creches, postos de saúde e hospitais — para evitar que as pessoas se tornem alvos — devem evitar os horários de maior fluxo de entradas e saídas.

A manifestaç­ão contou com a presença do secretário municipal de Educação, Cesar Benjamim. Mencionand­o o sonho educaciona­l do antropólog­o e educadorDa­rcyRibeiro,autordopro­jetodosCie­ps,osecretári­odestacou que a comunidade escolar está unidaefort­alecidaems­ualutapela paz e pela não violência.“Estamos unidos e a família do Marcus Vinícius não está sozinha. Prosseguir­emos em defesa da educação e da vida. Podemos mudar o Rio de Janeiro. Prosseguir­emos na luta pela paz. A educação vencerá”, afirmou o secretário.

 ?? REPRODUÇÃO / MARÉ VIVE ?? Amãedoestu­dantemorto,BrunaSilva(C),liderouama­nifestação
REPRODUÇÃO / MARÉ VIVE Amãedoestu­dantemorto,BrunaSilva(C),liderouama­nifestação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil