Meiahora - RJ

Alemanha escuta o ‘Son’ do vexame

Atual campeã do mundo perde para a Coreia do Sul e sofre vergonha de dar adeus na primeira fase

-

Opitbull de 2014 virou poodle em 2018. A toda-poderosa Alemanha, atual campeã do mundo, se despediu ontem da Copa da Rússia de maneira patética: derrota por 2 a 0 para a Coreia do Sul, resultado que a deixou na lanterna do Grupo F. Kim Young-Gwon e Son Heung-Min, ambos nos acréscimos, fizeram os gols dos asiáticos. Suécia e México estão nas oitavas de final.

A Alemanha, que há quase um ano venceu a Copa das Confederaç­ões, vai embora da Rússia com uma marca negativa em sua história: foi a primeira eliminação na fase inicial de Copa do Mundo desde 1938 — quando era disputada em mata-mata desde as primeiras partidas.

O vexame aumentou a lista de seleções que sofreram com a “maldição” recente dos campeões: nos últimos cinco Mundiais, quatro vezes o detentor do título ficou na primeira fase (França em 2002, Itália em 2010, Espanha em 2014 e ago- ra a Alemanha). O Brasil, em 2006, fugiu à regra e avançou até as quartas de final, quando foi eliminado pela França.

Muito superior tecnicamen­te, a Alemanha teve bem mais posse de bola, principalm­ente por causa da boa mobilidade de Toni Kroos. Na Coreia do Sul, o destaque foi o goleiro Cho Hyun-Woo, que estava em tarde inspirada. O sistema defensivo dos asiáticos, inclusive, esteve seguro durante toda a partida e segurou bem as pontas quando foi necessário.

No segundo tempo, Khedira e Ozil, dois dos piores em campo pelos alemães, eram o retrato da mediocrida­de. Com muitos espaços deixados pela Alemanha, os sul-coreanos aproveitar­am para ‘fechar o caixão’ dos europeus, com velocidade, já nos acréscimos.

Aos 48, o árbitro chegou a anular o primeiro gol dos asiáticos, por impediment­o. Porém, após consulta ao assistente de vídeo, o árbitro voltou atrás. Três minutos depois, Son Heung-Min decretou o ‘7 a 1’ dos alemães.

 ??  ?? Mesmoelimi­nados,ossul-coreanosco­memorarams­uagrandevi­tória
Mesmoelimi­nados,ossul-coreanosco­memorarams­uagrandevi­tória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil