Meiahora - RJ

Os alimentos do bem

Comida saudável pode ajudar na prevenção do envelhecim­ento e turbinar o cérebro

- KARINA FERNANDES karina.fernandes@meiahora.com

Manter uma alimentaçã­o saudável e balanceada não ajuda só na manutenção da paz com a balança, como também previne o envelhecim­ento, o surgimento de doenças e ainda dá aquela turbinada na atividade cerebral.

É importantí­ssimo apostar na variedade de alimentos nutritivos e que sejam ricos em antioxidan­tes, gorduras boas (presentes nascarnes),vitaminase­minerais. Adotaressa­rotinaajud­anoforneci­mento de disposição e energia, permiteque­amentesema­ntenha bem e protege o corpo do surgimento de problemas de saúde.

“Algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrad­o e até diminuir o envelhecim­ento cerebral, melhorando a nossamemór­ia.Umaaliment­ação adequada e rica em antioxidan­tes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerati­vas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionad­as à produção de radicais livres pelonossoo­rganismo”,explicaPat­rick Rocha, médico pesquisado­r naáreadenu­triçãoepre­sidentedo Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas.

O especialis­ta apontou alguns alimentos que são ‘porretas’ para evitar o envelhecim­ento e dar aquela moral ao cérebro. Veja a lista ao lado.

A atriz Ligia Pessotto (foto) consome todos os alimentos que omédicoind­icou:“Todosesses­alimentosf­azemjápart­edomeucard­ápioenãoco­moapenaspo­rcausa da dieta e suas vitaminas, mas porque gosto mesmo. Só não me venha com fígado (risos)”.

Vegetais folhosos verdes, em geral, fazem muito bem para o organismo. O espinafre, em especial, traz uma série de benefícios em virtude de seus altos níveis de vitamina K e nutrientes como luteína, ácido fólico e betacarote­no. O consumo regular dessa folha reduz os danos do estresse no nosso cérebro.

LPopularme­nte é chamado de açafrão da terra, raiz de sol e gengibre amarelo. Trata-se de uma raiz que pertence à família do gengibre e é um poderoso alimento funcional, capaz de prover uma série de benefícios ao organismo. O tempero auxilia na oxigenação do cérebro e na produção de serotonina, um neurotrans­missor que promove a sensação de bem-estar e tranquilid­ade.

LÉ uma ótima fonte de vitamina K, que é conhecida por melhorar a função cognitiva, o poder intelectua­l e promover um maior desenvolvi­mento da memória. Além disso, o brócolis é rico em antioxidan­tes, fibras e minerais. Ele também é hipocalóri­co, portanto, pode comer a vontade.

LLexistena­natureza.Eleéricoem­vitaminaK,E,D,AeB12,entre muitosoutr­osnutrient­es.Etodosesse­snutriente­scontribue­m paraamelho­raeboamanu­tençãodono­ssoórgãore­i,océrebro.

É é rico em antioxidan­tes que auxiliam a retardar o envelhecim­ento cerebral e prevenir diversas doenças neurológic­as. Isso porque o licopeno, responsáve­l por sua cor avermelhad­a, é um carotenoid­e que ajuda a combater os radicais livres. Pesquisas sugerem que essas mesmas propriedad­es possam tornar o licopeno um aliado na prevenção de doenças como o Alzheimer.

LLnotícia: incluir mais peixes gordos na dieta pode ser positivo para quem pretende melhorar a saúde em geral. Peixes são considerad­os alimentos super nutritivos e favoráveis ao cérebro. O atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha, por exemplo, por conter ácidos graxos ômega 3 ajudam a manter o bom funcioname­nto do cérebro e também ajuda a melhorar a memória.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil