Meiahora - RJ

Canarinho brasileiro vai

Criadores do pássaro mais popular em sua versão amarela contam como ele chegou

- LUIZ PORTILHO NETO luiz.portilho@meiahora.com

No dia em que o Brasil enfrenta a Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo, às 15 horas (de Brasília),emKazan,nabuscapor­uma vaga nas semifinais para encarar França ou Uruguai, o MEIA HORA coloca os pingos nos is. Afinal, essa história de que o canário, símbolo de nossa Seleção, tem nacionalid­ade belga é coisa de um passado bem distante.

“Os canários são originário­s das Ilhas Canárias (arquipélag­o espanhol que fica próximo da África) e chegaram ao Brasil em navios belgas, no início do século 20, no Recife, já domesticad­os. Por isso, criou-se um mito de que era um canário belga. Mas já se passaram mais de 100 anos e, com isso, muitas novas gerações de canários nasceram. Tenho muita tranquilid­ade para dizer que o canarinho é nosso”, disse Antonio Fernando Burani, presidente da Federação Ornitológi­ca do Brasil, representa­nte dos clubes de criadores de pássaros no país.

Luiz Mauro de Oliveira, de 74 anos, é criador de pássaros e afirmou que foram as mutações sofridas pelos canários no cativeiro que deram a eles as cores mais vivas. No mais popular no Brasil, a cor amarela.“São alterações nas informaçõe­s genéticas, as quais a natureza dá na reprodução. Era um pássaro escuro, amarelado, esverdeado. Depois, apareceram os amarelos, os verdes e os brancos. As cores de canários que mais existem são branco, amarelo e vermelho. O amarelo, porém, é o mais popular no Brasil, o que ajuda a criar essa identidade com a Seleção”, disse Luiz Mauro, que posou para a reportagem na sede do Centro de Criadores de Canários, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio.

“Os canários eram iguais aos pardais, não tinham muita beleza em sua coloração. O canto deles, no entanto, sempre foi muito bonito”, completou o criador.

 ?? ARMANDO PAIVA ?? O criador de canários Luiz Mauro de Oliveira é fascinado pelo canto deles: ‘Sempre foi muito bonito’
ARMANDO PAIVA O criador de canários Luiz Mauro de Oliveira é fascinado pelo canto deles: ‘Sempre foi muito bonito’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil