Meiahora - RJ

Prece contra chuva

Mau tempo pode dificultar ainda mais o resgate

- Mae Sai, Tailândia

Oresgate dos 12 meninos e do treinador de futebol presos em uma caverna inundada na Tailândia pode ficar ainda mais dramático. Enquanto bombeiros tentam drenar a água do trajeto que leva ao grupo, a previsão de chuvas aumenta a tensão.

“Nossa maior preocupaçã­o é a meteorolog­ia. Estamos em uma corrida contra o tempo, em uma corrida contra a água. Não podemos arriscar ter a caverna inundada novamente”, disse Narongsak Osotthakor­n, governador da província de Chiang Rai, Norte do país.

Parte do caminho está inundado até o teto. O objetivo é baixar a água o suficiente para o grupo passar com a cabeça acima da água, sem equipament­os de mergulho. Se chover forte, como é normal nesta época do ano, o nível da água na caverna pode subir ainda mais e talvez alagar tudo.

O grupo começou a ser treinado para usar máscaras de mergulho para o caso de ser necessário um resgate urgente. A travessia subaquátic­a não é simples. Um mergulhado­r experiente precisa de 11 horas para ir até o grupo e voltar.

“Escutei que vai chover de novo. Estou muito preocupada”, diz Sunida Wongsukcha­n, parente de um dos meninos presos na caverna. Na área reservada às famílias, a inquietaçã­o é cada vez maior.

Socorrista­s se revezam para fazer companhia ao grupo. Não foi descartada a hipótese de cavar um túnel vertical para o resgate. “Nossa principal missão é bombear a água. Estudamos cada metro quadrado para ver se um dos poços leva à caverna”, disse o governador.

 ?? AFP ?? Parentes rezam em acesso à caverna onde 13 jovens estão presos
AFP Parentes rezam em acesso à caverna onde 13 jovens estão presos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil