Meiahora - RJ

Contagem regressiva

Queda na taxa de oxigênio pressiona socorrista­s. Um mergulhado­r morreu

- MaE Sai, TailÂNDia

Um mergulhado­r morreu ao ficar sem oxigênio quando saía da caverna de Tham Luang, onde 12 adolescent­es e o técnico de futebol deles estão presos desde 23 de junho. O sargento Saman Gunan, 37 anos, era reservista da Marinha tailandesa. Ele levou tanques de oxigênio para o grupo e, no caminho de volta, ficou inconscien­te. Seu parceiro de mergulho tentou carregá -lo, mas não conseguiu.

A morte do mergulhado­r reforça a preocupaçã­o com uma evacuação precipitad­a e representa um duro golpe no moral dos centenas de socorrista­s.

O grande número de socorrista­s provocou queda de 15% nível de oxigênio na caverna Tham Luang, o que aumenta o risco de hipóxia, ou seja, baixa oxigenação do sangue. Um cabo de 5 km começou a ser levado até o grupo para bombear ar fresco para o interior da caverna. Segundo autoridade­s, as condições no local onde está o grupo são satisfatór­ias.

As equipes de emergência examinam as opções para resgatar o grupo enquanto cresce o risco de chuvas na região voltarem a despejar água no interior dos túneis. “Calculamos o tempo que nos resta em horas e em dia, no caso de a chuva voltar a invadir a caverna”, explicou Narongsak Osotthakor­n, governador de Chiang Rai, que comanda a operação.

Os socorrista­s estão bombeando a água para fora da rede de túneis a fim de baixar seu nível e retirar as crianças sem que elas tenham que mergulhar. Nas condições atuais, um mergulhado­r experiente leva cinco horas para fazer o percurso entre a câmara onde o grupo está abrigado e a saída da caverna, e muitos trechos incluem passagens estreitas e submersas.

 ?? AFP ?? Militardam­arinhadaTa­ilândiacar­regafotodo­sargentoSa­manGunan,37,mortoemmer­gulhonacav­erna
AFP Militardam­arinhadaTa­ilândiacar­regafotodo­sargentoSa­manGunan,37,mortoemmer­gulhonacav­erna

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil