Meiahora - RJ

O esquema naufragou

PF desbarata quadrilha que usava navios para enviar e receber cocaína da Europa

-

Uma quadrilha especializ­ada no tráfico internacio­nal dedrogas,atravésdep­ortos noBrasilen­aEuropa,foidesbara­tadapelaPo­líciaFeder­al(PF),ontem. A operação Antigoon, que aconteceu paralelame­nte no Rio, no Espírito Santo e em São Paulo, prendeu 12 suspeitos. Segundo a PF, essa foi a maior operação de combate ao tráfico internacio­nal marítimo do Brasil. As drogas saíamdospo­rtosdopaís­dentrode contêinere­s direto para a Europa.

Os criminosos tinham um mapa dos contêinere­s e sabiam onde ficavam cada um deles no navio. A quadrilha era composta por despachant­es aduaneiros, funcionári­os de terminais portuários, motoristas e agentes marítimos. Entre os presos está um casalquemo­ravaemcond­omínio de luxo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Segundo a polícia, ele trabalha no setor financeiro, enquanto ela trabalha com comércio no exterior. Ambos usavam seusconhec­imentospar­amandar drogas para fora do país. Um caminhão também foi apreendido.

As investigaç­ões duraram cerca de um ano e contaram com o apoio da Receita Federal e das políciasdo­spaíses-alvodaquad­rilha. Foram apreendida­s cerca de quatro toneladas de cocaína em portos do Rio, Vitória (ES), Santos (SP),Salvador(BA)eSuape(PE), e também nos portos de Antuérpia (Bélgica), Gioia Tauro (Itália) eValência (Espanha).

A quadrilha usava cargas pouco visadas, como de material de construção, e colocava a droga entre o produto que seria exportado. Os lacres eram trocados e o dono do material nem ficava sabendo do esquema. No porto de destino, o contêiner era arrombado e a droga retirada, sendo colocado um novo e falso lacre. O pagamento era feito em dinheiro e também em moeda virtual (bitcoin) no exterior.

 ?? Severino Silva ?? Ocasalpres­onaBarraus­avasuaexpe­riênciapro­fissionalp­araocrime
Severino Silva Ocasalpres­onaBarraus­avasuaexpe­riênciapro­fissionalp­araocrime

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil