Meiahora - RJ

Hora do mergulho final

Quatro crianças e treinador serão os últimos resgatados. Oito já foram salvas

- MAE SAI, TAILÂNDIA

Odrama dos 12 meninos e do treinador de futebol presos em caverna inundada na Tailândia está perto do fim. Ontem, mais quatro garotos foram resgatados por mergulhado­res de elite, aumentando para oito o número de salvos do ponto a mais de 1 km de profundida­de em que estavam confinados desde 23 de junho. Quatro crianças e o professor, de 25 anos, ficaram por último. O plano é retomar o resgate hoje. Os socorrista­s correm contra o tempo pois há risco de chuvas que podem inundar ainda mais o árduo percurso de 4 km entre o grupo e a saída da caverna de Thuam Luang.

O salvamento de ontem seguiu o padrão da véspera: cada um foi retirado da caverna com ajuda de dois mergulhado­res, atravessan­do trechos sinuosos, passagens estreitas, áreas totalmente submersas e água turva. O trio é guiado por uma corda fixada no percurso. O mergulhado­r da frente leva o cilindro de oxigênio do resgatado, que está preso a seu corpo por um cabo. As crianças usam uma máscara especial que cobre todo seu rosto. Além de fragilizad­os, alguns não sabem nadar e nunca mergulhara­m.

Um dos pontos mais difíceis do trajeto é vertical e tem apenas 40 centímetro­s de largura, onde o cilindro de oxigênio deve ser retirado das costas e empurrado para cima.

Os resgatados foram levados para o hospital. Autoridade­s informaram que o estado de saúde de todos é satisfatór­io, mas não revelarão os nomes até o fim da operação de resgate.

 ?? AFP PHOTO / ROYAL THAI NAVY ?? Mergulhado­res de elite trabalham na caverna de Thuam Luang
AFP PHOTO / ROYAL THAI NAVY Mergulhado­res de elite trabalham na caverna de Thuam Luang

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil