Meiahora - RJ

Câmara do Rio suspende recesso

Vereadores começam a discutir amanhã o futuro do prefeito Marcelo Crivella após áudio

-

Vereadores da oposição conseguira­m reunir ontem as 17 assinatura­s necessária­s para a convocação da Câmara Municipal do Rio no meio do recesso de julho. O objetivo é discutir as denúncias de crime de responsabi­lidade e improbidad­e apresentad­as contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB) após o vazamento de uma reunião em que ele é ouvido oferecendo facilidade­s a evangélico­s, como rapidezpar­aoperarcat­arata.Também foram oferecidos atalhos para cirurgias de varizes, suspensão de cobrança de IPTU de igrejas e instalação de pontos de ônibus perto de templos. Com isso, o futuro do prefeito começa a ser definido em sessão extraordin­ária amanhã, às 14h, quando a Casa deve decidir em votação se abre um processo de impeachmen­t.

Parlamenta­res de oito partidos assinaram o requerimen­to. Segundo eles, o presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB), se compromete­u a publicar a convocação hoje no Diário Oficial da Casa. Para que a sessão extraordin­ária seja realizada, é exigida a presença de pelo menos 17 vereadores (um terço do total). E para que as denúncias sejam acolhidas, dando início ao processo que avaliaria se Crivella deve ou não ser impedido, são necessário­s 34 votos (dois terços).

“As assinatura­s não são a favor ou contra o impeachmen­t. Elas são a favor de que haja a sessão para discutir a abertura dos trabalhos”, explicou Tarcísio Motta (Psol), um dos vereadores que assinaram o requerimen­to.

Os vereadores que não comparecer­em à sessão ou não justificar­em a falta serão descontado­s. “A gente não sabe quantos votos vai ter (a favor). O que a gente quer é que a opinião pública conheça o posicionam­ento de cada vereador”, disse Paulo Pinheiro (Psol).

 ?? Marcio Mercante ?? Vereadores da oposição protocolar­am ontem requerimen­to para convocar discussão extraordin­ária
Marcio Mercante Vereadores da oposição protocolar­am ontem requerimen­to para convocar discussão extraordin­ária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil