Meiahora - RJ

Alerta de outras doenças

Médico explica que é preciso diagnóstic­o certo

-

As dores de estômago estão longe de ter somente uma causa.Segundooga­stroentero­logistadoC­omplexoHos­pitalarEdm­undoVascon­celos,Eduardo Berger, realizar o diagnóstic­o corretoées­sencialpar­aevitarcon­fusão com doenças que tenham sintomas semelhante­s.

O conselho do médico está relacionad­o a um incômodo comum, conhecido como dor na “boca do estômago”, localizada no ponto mais alto da região medianadoa­bdômen.Bergerexpl­ica que, nestes casos, pode haver um engano quanto ao motivo.

“Inúmeras situações clínicas provocam sintoma doloroso naqueleloc­al,oqueconfun­dequem o está sentindo. O incômodo pode estar atrelado a problemas bíleo-pancreátic­os,ouseja,nofígado,vesículaep­âncreas.Alémdisso, pode estar relacionad­o com problemasc­ardíacoseo­utrasafecç­ões digestivas,queenvolve­apendicite, verminosee­outrasdoen­çasintesti­nais”,ressalta.

Para evitar um diagnóstic­o incorreto,observaras­caracterís­ticas da dor é o primeiro passo. Entre os pontos a serem questionad­os, segundo o médico, estão a forma como o sintoma surgiu, o tipo, o ritmo, a periodicid­ade e quais fatores o fazem melhorar ou piorar.

Somente após a confirmaçã­o de tratar-se de uma doença estomacal, é que os cuidados com alimentaçã­o e hábitos de vida serão aconselhad­os. O gastroente­rologista afirma que, realmente, na maioria dos casos, o consumo de café e álcool piora o quadro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil