Meiahora - RJ

Todos salvos da caverna

Resgatados com sucesso na Tailândia, 12 meninos e treinador estão de quarentena

-

Terminou com ontem com final feliz a operação de resgate que mobilizou especialis­tas de vários países para o que parecia uma missão impossível e fez o mundo ‘prender a respiração’. Todos os 12 adolescent­es do time de futebol que, com o treinador, ficaram presos numa caverna alagada de Tham Luang, a 800 metros de profundida­de, foram resgatados com vida.

A felicidade só não foi completa porque, na sexta-feira, o mergulhado­r da marinha tailandesa Samarn Kunan, 38 anos, morreu ao percorrer de volta o caminho de 4 km de túneis estreitos, sinuosos e inundados por águas turvas, depois de levar tanques de oxigênio para o grupo. O mesmo caminho que cada resgatado percorreu.

Ontem foram salvos os quatro garotos e o treinador, de 25 anos, que ficaram por último. A notícia de que estavam a salvo espalhou uma onda de alegria pelo mundo.

Os meninos, chamados de ‘Javalis Selvagens’ por causa do time em que jogam, devem ficar de quarentena por pelo menos uma semana para prevenir infecções, pois ainda estão com a imunidade baixa. Todos foram vacinados contra raiva e tétano, e dois tomaram antibiótic­os por suspeita de pneumonia.

Eles não poderão assistir à final da Copa do Mundo da Rússia, no domingo, para a qual tinham sido convidados pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino. O Manchester United convidou o grupo a visitar o clube na Inglaterra.

Foram 18 dias de agonia, da entrada do grupo na caverna de Tham Luang à saída dos últimos três mergulhado­res, quando o que era missão impossível se tornou, enfim, missão cumprida.

 ?? AFP Photo/ RoyAl thAi NAvy ?? O grupo só recebeu alimentos, remédios e cobertores após dez dias de isolamento em Tham Luang
AFP Photo/ RoyAl thAi NAvy O grupo só recebeu alimentos, remédios e cobertores após dez dias de isolamento em Tham Luang

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil