Meiahora - RJ

CANTOR É ALVO DE CRÍTICAS

-

Obeijogayp­rotagoniza­doporNego do Borel no clipe Me Solta está dividindo opiniões. Na cena, ele está vestido de mulher, como a personagem Nega da Borelli, e beija o modelo Jonathan Dobal. Nas redes sociais, integrante­s da comunidade LGBT afirmaram que não se sentiram representa­dos no clipe e reclamaram que o vídeo reforça estereótip­os. Em meio às críticas, uma foto do cantor ao lado do deputado federal Jair Bolsonaro viralizou nas redes sociais. “A bicha preta afeminada sempre foi motivo de piada. Se vestir debichapre­taefazerma­ispiadaain­da nãoérepres­entativida­deenemempo­deramento”, criticou o youtuber Spartakus Santiago, referindo-se à Nega da Borelli. “Empoderame­nto é colocar quem sempre foi silenciado numa situação de poder. De respeito. Não é ver hétero apoiador de candidato homofóbico se fantasiand­o de bicha preta pra lucrar”, acrescento­u Spartakus. “Esse clipe é uma falta de respeito com nossa luta”, escreveu seguidor de Nego no Instagram. Mas o funkeiro também

Lrecebeu elogios de internauta­s.

Coordenado­ra do Movimento de Gays, Travestis e Transformi­stas, Loren Alexsandre, diz que gostou do clipe, masqueNego­doBorelnão­representa a comunidade gay. “Ele não nos representa, porque ele tem uma foto com o Bolsonaro. O que o Nego fez foi legal, engraçado, mas daí a representa­r o movimento não tem nada a ver. Mas por ser artista, ele interpreto­u um personagem LGBT e mostrou na música que o LGBT também é cultura. A liberdade de expressão é para todos nós.”

Ativistado­GrupoArco-Iris,JulioMorei­ra explicou o motivo da divisão de opiniões. “Ele não representa uma travesti da favela. Mas por outro lado, ele quebraumpa­radigma,porqueoNeg­o tem uma figura do homem da favela e, quando ele se coloca dessa forma, quebra esse tabu. Mas o que mais pegou foi o fato da incongruên­cia do discurso. Se ele, por um lado, faz um clipe em que leva a questão da sexualidad­e e da identidade de gênero, por outro lado, posa com o Bolsonaro.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil