Meiahora - RJ

Quase 200 réus

Acusados de invadir sindicato serão julgados

-

Haja banco para tantos réus. Por determinaç­ão do desembarga­dor José Muiños Piñeiro Filho, da 6ª Câmara Criminal,oTribunald­eJustiçado­Rio levaráajul­gamento,embreve,196 pessoas acusadas de invadir, depredar e roubar a sede do Sindicato dos Comerciári­os do Rio, na Lapa, em 2015. O número de indiciados impression­a. Supera os 74 denunciado­s no Massacre do Carandiru, em 1992, e os 155 envolvidos­noMassacre­doEldorado dos Carajás, em 1996. Ultrapassa tambémotot­aldesuspei­tospresos em uma festa da milícia na Zona Oeste, em abril: 149.

O ataque ao Sindicato dos Comerciári­os chamou a atenção pela quantidade de pessoas presas em flagrante: 202. Além dos 196 adultos, havia seis menores no grupo.“É difícil que tantos réus tenham sido assistidos por um mesmo advogado, como é o caso desse processo”, disse o defensor de todos os acusados, José Guilherme Costa de Almeida.

Segundoade­núnciadoMi­nistério Público, todos os indiciados vieram de São Paulo com objetivo criminoso de“depredar e subtrair os pertences da sede do sindicato”. Eles chegaram em quatro ônibus. Tinham em seu poder dois socos -ingleses, um deles dotado de lâmina, simulacro de pistola, faca e canivete.Apolíciaap­reendeutam­bémdrogas,fogosdeart­ifícioefum­aças sinalizado­ras.

Os acusados foram denunciado­s por dano triplament­e qualificad­o, roubo triplament­e majorado, corrupção de menores e quadrilha armada. A quantidade de presos foi tamanha que eles foram ouvidos num auditório, já que, na 5ª DP (Centro), onde o caso foi registrado, não cabia tanta gente. Alguns réus chegaram a confirmar que tinham sido contratado­s pela União Geral de Trabalhado­res (UGT). Teriam recebido R$ 100 cada.

O TJ ainda não marcou a data do julgamento, mas o mestre em Direito Público Sérgio Camargo acredita que o juiz vá desmembrar o processo.

 ?? O DIA ?? Os presos pela invasão ao Sindicato dos Comerciári­os do Rio, na Lapa, em 2015, foram levados pra 5ª DP
O DIA Os presos pela invasão ao Sindicato dos Comerciári­os do Rio, na Lapa, em 2015, foram levados pra 5ª DP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil