Meiahora - RJ

França é bicampeã

Seleção de Griezmann, Mbappé e Pogba mete quatro na Croácia e faz a festa

-

AFrança que conquistou o planeta ontem, com a bola nos pés, joga luz sobre a capacidade de o futebol traduzir a sociedade e, ao mesmo tempo, virar o jogo da correlação de forças. Ao vencer a Croácia por 4 a 2, no Estádio Lujniki, em Moscou, o time de Mbappé, Pogba e Griezmann ergueu, depois de 20 anos, a sua segunda Copa do Mundo.

Buscando o primeiro título e a revanche da semifinal de 1998, na qual perdeu para França por 2 a 1, a Croácia pressionou no início, mas foi vítima de fogo amigo. Mandzukic, aos 17, desviou pelo alto a cobrança de falta de Griezmann contra o próprio gol: 1 a 0.

O estufar das redes no chute forte de Perisic para empatar o jogo, dez minutos depois, encheu oscroatasd­eesperança.Noentanto, o mesmo Pericic cortou cruzamento com a mão. A arbitragem de vídeo (VAR, na sigla em inglês) entrou em ação e o argentino Néstor Pitana confirmou pênalti. Com tranquilid­ade, Griezmann, aos 38, deslocou o goleiro Subasic e converteu a cobrança.

No início da etapa final, quatro pessoasves­tidasdepol­iciais,sendo três mulheres, invadiram o campo. O grupo feminista Pussy Riot assumiu a autoria do protesto.

A Croácia perdeu o fôlego. Enquanto isso, a França unia talento einteligên­ciapara,comapernac­anhota de Pogba, aos 13, e a destra deMbappé,aos19,acertaroca­nto direito de Subasic.

Quatro minutos depois, o goleiroLlo­risrompeua­fronteirae­ntreatranq­uilidadeea­displicênc­ia. Após receber de Umtiti, o capitão francês perdeu a bola para Mandzukic, que diminuiu a vantagem francesa.Faltaram,porém,pernas aos croatas na missão de correr atrás de mais dois gols.

 ?? AFP ?? Cercadopel­oscompanhe­irosdesele­çãofrances­a,oatacanteG­iroudergue­otroféudaC­opadoMundo
AFP Cercadopel­oscompanhe­irosdesele­çãofrances­a,oatacanteG­iroudergue­otroféudaC­opadoMundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil