Meiahora - RJ

Defeitos de fabricação

Aumenta em 11,6% o número de carros convocados para reparos este ano

-

Ototal de carros com defeitos de fabricação cresceu 11,6% no primeiro semestre de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017. Levantamen­to realizado pelo

com base em dados do Procon e em campanhas das montadoras mostra que 1,3 milhão de veículos foram convocados até junho.A Chevrolet foi a marca que registrou o maior número de automóveis com problemas de fábrica: 541.412.

O grupo FCA (Fiat, Chrysler e Automobile­s) ficou em segundo lugar no ranking. Registrou pouco mais de 323 mil unidades defeituosa­s. Porém, na lista de maior número de campanhas de convocação, o grupo FCA aparece no topo. Foram nove vezes ao todo.

Nesse cenário, o problema mais comum foi falha no sistema de airbags. Em alguns casos, constatou-se que o equipament­o podia ser acionado involuntar­iamente ou simplesmen­te não funcionar. Em segundo lugar, danos na parte elétrica. Eles podem causar incêndio no automóvel.

De acordo com dados do Ministério da Justiça, proprietár­ios de sete a cada dez carros não atendem aos recalls das montadoras. Da lista de chamamento­s, a maior parte (90%) se refere a reparos em itens de segurança. Ou seja: grande parcela da frota corre riscos nas ruas.

A Toyota ficou em terceiro lugar na realização de campanhas: foram quatro, com mais de 183 mil proprietár­ios acionados. Entre os modelos que tiveram problemas estão: Corolla, Hilux, Prius e SW4. Já Ford, Honda e Nissan vêm logo em seguida, com 90.980, 86.516 e 38.515 carros com falhas, respectiva­mente.

Para quem acha que esse cenário só ocorre aqui, dados dos Estados Unidos podem assustar: somente em 2016, foram realizados 53,2 milhões de recalls. Foi o pior ano da história da indústria automobilí­stica naquele país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil