Meiahora - RJ

Escolha de cores pode exercer influência em aspectos físicos, mentais e emocionais

-

Cuidado para não carregar nas tintas! Um ambiente com a cor certa pode ter efeitos em aspectos físicos, mentais e emocionais dos moradores de uma casa. Isso porque cada tom possui uma energia vibraciona­l diferente. Não acredita? O amarelo dá a sensação de calor, o azul acalma... Sem falar nas consequênc­ias que uma escolha adequada pode gerar na iluminação da residência.

Especialis­tas são unânimes quanto ao primeiro passo: o morador deve conhecer as paletas de cores que facilitam (ou não) a composição de um ambiente visual coerente. Quarto exige tintas diferentes­dasusadasn­umescritór­io.Eaparedede­umasalaper­mite misturas que, nos outros dois espaços, são proibitiva­s.

Além de esquentar um local, o amarelo estimula e proporcion­a vivacidade. Ou seja, trata-se de uma cor ideal para áreas de estudo. “Isso porque incentiva atividades intelectua­is e a criativida­de. Porém, o seu uso deve ser bem dosado devido ao elevado grau de luminosida­de que contém. Se isso não for levado em conta, pode-se gerar desconfort­o visual”, explica a professora de Decoração Ana Avelar.

Já cores mais frias são ideias para os quartos. Pense na qualidade do seu sono e use um azul claro ou um verde claro. Um salmão também cai bem. Essas escolhas proporcion­am uma sensação melhor de conforto e de calmaria.“A sala, no entanto, é o grande trunfo do apartament­o, pois podemos misturar ali mais tintas, fazer composiçõe­s bacanas com os tecidos dos móveis”, afirma Ana Avelar. Ela acrescenta que, na sala, há ainda a opção do uso de paredes neutras e objetos com cores mais destacadas. Um exemplo é investir no branco com mais dois tons, no máximo.

 ??  ?? Quartos precisam de cores frias, que são mais relaxantes para um bom sono: azul claro, verde claro e salmão são ideais
Quartos precisam de cores frias, que são mais relaxantes para um bom sono: azul claro, verde claro e salmão são ideais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil