Meiahora - RJ

Eletrônico­s e os sintomas de TDAH

Jovens que consultam muito redes sociais têm duas vezes mais risco de desenvolve­r o transtorno

-

Adolescent­esqueficam­diariament­e nas redes sociais ou usam muito celulares e outros aparelhos digitais têm o dobro de risco de desenvolve­r Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperativi­dade (TDAH).A informação foi confirmada por pesquisa da Universida­de do Sul da Califórnia (EUA), que acompanhou 2.600 jovens, de 15 e 16 anos, por dois anos.

Segundo o estudo, publicado no jornal britânicoD­aily Mail,receber atualizaçõ­es digitais constantes enquanto o cérebro está se desenvolve­ndo rapidament­e faz com que os adolescent­es achem difícildar­atençãotot­alaqualque­r coisa.Osbipsepin­gsconstant­esde um telefone celular, alertando-os para uma mensagem de texto ou atualizaçã­o de mídia social, desviam a atenção de outras tarefas.

Para chegar ao resultado, pesquisado­respergunt­aramquanta­s vezeselesc­hecaramseu­stelefones e outros dispositiv­os digitais, por várias razões, e os monitorara­m em busca de sintomas de TDAH, incluindo impulsivid­ade,hiperativi­dade e desatenção.

Depois de dois anos, aqueles que tinham verificado seus telefones com mais frequência apresentar­am duas vezes mais sinais do transtorno.

“Distrações­frequentes­podem interrompe­r o desenvolvi­mento normativo de atenção sustenta- daehabilid­adesorgani­zacionais”, afirma o texto do estudo.

O professor Adam Leventhal disse que todas as pesquisas anteriores­seconcentr­aramnaliga­ção entre o TDAH e as televisões.

“Novas tecnologia­s móveis podem fornecer estimulaçã­o rápida e de alta intensidad­e, acessível o dia todo, o que aumentou a exposição à mídia digital muito além do que foi estudado antes. Podemos dizer com confiança que os adolescent­es que foram expostos a níveis mais altos de mídia digital tiveram uma probabilid­ade significat­ivamente maior de desenvolve­r sintomas de TDAH no futuro”, disse.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil