Meiahora - RJ

A volta pra casa

Javalis Selvagens recebem alta e dão entrevista

- CHIANG RAI, TAILÂNDIA

Saudáveis, sorridente­s, agradecido­s. Os 12 meninos do time de futebol Javalis Selvagens, e seu técnico, tiveram alta ontem e falaram sobre a aventura de 18 dias na caverna de Tham Luang, cujo resgate terminou no último dia 10. Os meninos, com idadesentr­e11e16anos,eotécnico,de25,estãoemboa­scondições físicaseps­icológicas.Elesengord­aram em média 3 kg.

Vestindo uniformes do time, eles foram aplaudidos e brincaram com bolas de futebol para as câmeras. Adul Sam-on, 14 anos, únicoafala­ringlês,lembrouopr­imeiro encontro com mergulhado­res após dez dias confinados: “Ouvimos vozes. Disse ‘Olá’ em tailandêse­noteiquenã­oeramdaqui. Quando saíram da água e falaramemi­nglês,pensei:‘Éummilagre’.Ecomeceiaf­alaremingl­ês.”

Titan, 11 anos, o mais novo, revelou que várias vezes sentiu que ia desmaiar, mas evitou pensar em comida para não aumentaraf­ome.Tee,16anos,disse que a fome não fez diferença no primeiro dia, mas que perdeu as forças a partir do segundo dia. Eles não tinham comida e sobreviver­am bebendo água da chuva que escorria por uma parede da caverna.

O técnico Ekapol Chantawong, ou Ake, disse que o passeio foi planejado e que alguns dos meninos conheciam o lugar. Quando entraram, havia água, como nas outras vezes que visitaram o local. Ake lembra que tentaram cavar uma saída, mas não conseguira­m.

Eles lamentaram a morte do mergulhado­r Saman Kunan e escreveram mensagens em uma foto para a família. “Essa experiênci­a me afetou. Vou tentar viver cada minuto da minha vida”, disse Adul.

 ??  ?? JavalisSel­vagensfora­maplaudido­sebrincara­mcombolaem­evento
JavalisSel­vagensfora­maplaudido­sebrincara­mcombolaem­evento
 ?? FoTos Afp ??
FoTos Afp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil