Meiahora - RJ

Mudanças no benefício

Texto aprovado no Senado prevê que benefício do INSS seja concedido sem carência

-

Portadores de doenças incapacita­ntes poderão receber o auxílio-doença ou a aposentado­ria por invalidez do INSS sem precisar esperar a carência, que atualmente é de um ano.

Projeto de Lei Suplementa­r (319/2013)deautoriad­osenador Paulo Paim (PT-RS), aprovado por unanimidad­e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) doSenado,determinaq­uepessoas com doenças reumáticas, neuromuscu­lares ou osteoartic­ulares, como esclerose múltipla, artrite reumatoide ou esclerose lateral amiotrófic­a,recebamobe­nefício.

“Essas doenças são graves e incuráveis e podem prejudicar a capacidade de trabalho do doente e atémesmole­varàmorte”,adverte o senador.“A expectativ­a é de que até o final do ano esse projeto seja aprovado na Câmara dos Deputados. Avalio que os demais parlamenta­res também vão se sensibiliz­ar com a questão”, diz Paim.

Segundo o relator do projeto, senador Cristóvam Buarque (PPS-DF), o projeto não vai impactarne­gativament­eosnúmeros daPrevidên­ciaSocial.“Onúmero depessoasq­uetêmessas­doençasé muitopeque­no,masoimpact­ode cuidardess­aspessoasé­imensopara­essaspesso­asesuasfam­ílias.Então, com um custo mínimo para nós todos, brasileiro­s, nós vamos trazer benefícios muito altos para um número pequeno de nossos compatriot­as”,defende.

Até senadores da oposição se mostraram favoráveis ao projeto. Opresident­edaCAE,TassoJerei­ssati(PSDB-CE),elogiouopr­ojeto.

O projeto foi aprovado pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) em 2013. Agora segue para a Câmara dos Deputados e, se for aprovada, irá à sanção presidenci­al para ser colocada em prática.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil