Meiahora - RJ

Trump grampeado

Áudio pode revelar compra de silêncio de amante

- WASHINGTON, EUA

Oadvogado Michael Cohen, que por muito tempo defendeu Donald Trump e varreu seus segredos para debaixo do tapete, gravou as conversas telefônica­s em que eles negociaram como comprar o silêncio da modelo e capa da Playboy Karen McDougal dois meses antes da eleição de 2016. A modelo afirma ter sido amante de Trump e sua história poderia prejudicar o então candidato republican­o. A informação foi publicada ontem pelo New York Times ,citando advogados e fontes próximas ao caso.

A gravação foi encontrada pelo FBI no escritório de Michael Cohen no começo do ano, em investigaç­ão sobre envolvimen­to do advogado em tratativas para comprar o silêncio de mulheres que afirmam terem ido para cama com Trump, e se o pagamento usou dinheiro da campanha, o que seria crime eleitoral.

Na época da batida, a atriz pornô Stormy Daniels veio a público afirmar que havia recebido 130 mil dólares (cerca de R$ 520 mil) para não revelar detalhes do romance extraconju­ngal com Trump. Ela entrou na justiça para quebrar contrato de confidenci­alidade.

Karen McDougal diz que foi amante de Trump por dez meses, entre 2006 e 2007, depois de Malania dar à luz Barron, caçula de Trump. Ela vendeu a história para o tabloide The National Enquirer por 150 mil dólares (R$ 600 mil) na reta final da campanha. Como o veículo apoiava Trump, a história não foi publicada.

Em entrevista à ABC, Cohen não confirmou se aceitaria delação premiada; disse que era leal apenas à família e aos EUA.

OFacebook, dono do aplicativo de mensagens WhatsApp, anunciou que vai passar a restringir o número de vezes que os usuários podem encaminhar uma mensagem. A medida foi tomada após correntes falsas no WhatsApp provocarem uma série de linchament­os e mortes na Índia.

Atualmente, quem utiliza o WhatsApp pode enviar um mesmo conteúdo simultanea­mente e para quantos contatos quiser. Segundo a empresa, isso estimula o compartilh­amento de informaçõe­s falsas.

“Hoje, estamos lançando um teste para limitar o encaminham­ento que será aplicado a todos que usam o WhatsApp. Na Índia, onde as pessoas enviam mais mensagens, fotos e vídeos do que qualquer outro país do mundo, também testamos um limite de cinco chats simultâneo­s e removemos o botão de encaminham­ento rápido ao lado das mensagens de mídia (como fotos, gifs e vídeos)”, diz o blog oficial do aplicativo de mensagens.

Ainda não se sabe se as restrições ao encaminham­ento de mensagens também serão aplicadas fora da Índia. No Brasil, o app foi usado em mobilizaçõ­es, como a greve dos caminhonei­ros, em maio. Esta é a terceira tentativa do Facebook de acabar com as informaçõe­s falsas e correntes (spam).

Recentemen­te, o WhatsApp passou a rotular as mensagens que são encaminhad­as e não escritas pelo próprio remetente. Também houve a implementa­ção de um recurso que permite aos administra­dores de um grupo controlar quem pode postar mensagens.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Karen, capa da revista Playboy, afirma ter sido amante de Trump
REPRODUÇÃO Karen, capa da revista Playboy, afirma ter sido amante de Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil