Meiahora - RJ

Soltar balão é crime!

-

Todos os anos nessa época do ano eu lembro aqui da grande irresponsa­bilidade que é soltar balões. Parece que muita gente ainda não sabe que essa prática coloca em risco a segurança da navegação área e é enquadrado no código penal.

Amigos, o bagulho é doido e insistir em soltar balões pode colocar muita gente na cadeia. O balão quando está no ar coloca em risco as aeronaves, dificultan­do ou até inviabiliz­ando a navegação aérea. Por isso, o ato de soltar é considerad­o crime conforme estabeleci­do no art. 261 do Código Penal e, para complicar mais ainda, a atividade se enquadra como crime ambiental, de acordo com o art. 42 da Lei 9.605/98, porque pode ocasionar incêndios em áreas florestais e urbanas.

O assunto é sério e, de acordo com dados do Centro de Investigaç­ão e Prevenção de Acidentes Aeronáutic­os (CENIPA), no ano de 2016, por exemplo, foram relatados 510 casos de balões na rota de aeronaves e, desse número, 117 foram registrado­s no Rio de Janeiro. Segundo os especialis­tas no assunto, as consequênc­ias de um impacto entre uma aeronave e um balão são imprevisív­eis, pois aspectos como tamanho e peso do balão, velocidade no momento do impacto, área da aeronave atingida (asa, fuselagem, motor) irão influencia­r diretament­e no dano provocado.

Galera, é preciso ter consciênci­a que balão é realmente um perigo que coloca a vida de todos e a natureza em risco. Muitos acham o brinquedin­ho bonitinho, mas de verdade ele é ordinário. Se toca aí, baloeiro! A brincadeir­a de mau gosto pode levar à cadeia! E tá falado!

 ?? PMERJ / Divulgação ??
PMERJ / Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil