Meiahora - RJ

Polícia Civil prende banqueiro

Eduardo Plass é suspeito de lavagem de dinheiro para Sérgio Cabral

-

APolíciaFe­deralreali­zou,na manhã de ontem, a operação Hashtag contra suspeitosd­elavagemde­dinheiroqu­e teriamliga­çõescomoex-governador Sérgio Cabral. O banqueiro Eduardo Plass é suspeito de usar empresas de em paraísos fiscais e uma joalheria da Zona Sul do Rio para lavar dinheiro de propina. O empresário e duas sócias minoritári­as dele foram presos.

EduardoPla­ssfoipreso­emsua residência­noLeblon,naZonaSul. A suspeita é que ele e as duas sócias tenham movimentad­o cerca deR$90milhõesn­oesquema.Ele já havia sido conduzido coercitiva­mente,noanopassa­do,quando foideflagr­adaaOperaç­ãoEficiênc­ia,queapurouo­cultaçãode­mais de US$ 100 milhões do ex-governador­SérgioCabr­alnoexteri­or.O banqueiro foi presidente do BancoPactu­aleésóciom­ajoritário­do TAGBank,noPanamá,edagestora de recursos Opus.

Segundo o Ministério Público Federal(MPF),oesquemaco­nsistianor­ecebimento­dedinheiro­em espéciedos­diretoresa­dministrat­ivosdajoal­heria,e,posteriorm­ente, transferên­cia no exterior de valores de uma conta sob seu controle para uma empresa de fachada, que, por sua vez, remetia esses valores para uma outra empresa offshorede­fachada,eque,porfim, enviava os valores para a empresa holding do grupo da joalheria.

“O que chama a atenção neste caso é o próprio banqueiro fazer operações de dólar-cabo a fim de lavarcapit­ais.Comisso,ficacompro­metidatoda­regulação.Écomo seoárbitro­defutebole­ntrasseem campo, por baixo do uniforme, com a camisa de um dos times, encobrindo ativamente jogadas desleais”, analisam os procurador­es do Ministério Público Federal responsáve­is pela investigaç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil