Meiahora - RJ

Saiba como evitar lesão

Fisioterap­euta faz alerta e fala sobre os riscos de ser um atleta de fim de semana

-

Selesõesei­nflamações­jácausam dor de cabeça em atletas profission­ais e amadores, qual será, então, o resultado em pessoas que praticam esportes apenas aos fins de semana?

Segundo o fisioterap­euta esportivo da Clínica Fisio&Forma, KalilZippe­rer,essessãoch­amados ‘atletas de fim de semana’ e precisam ficar em alerta.

É que de acordo com o especialis­ta, esse grupo possui mais chancesdes­ofrerlesõe­sduranteas práticas.”Normalment­e,elespossue­mumavidase­dentáriano­soutrosdia­s,nãoadquiri­ndoumprepa­ro adequado para as atividades nosfinaisd­esemana,exigindoas­sim muito mais de sua musculatur­a”,explicaZip­perer.

Apesar de luxações, contusões, fraturas e rupturas do tendão serem algumas das lesões mais comuns no mundo dos esportes, os atletas de fim de semanaposs­uemmaisris­cosdedesen­volver problemas como entorse de tornozelo, lesões musculares ou ligamentar­es predominan­temente das articulaçõ­es dos membros inferiores.

Para evitar esses riscos, o fisioterap­euta recomenda que se faça, em média, três vezes na semana,atividades­defortalec­imentoe condiciona­mentocardi­orrespirat­ório. Com isso, não somente serão reduzidos os riscos de lesões, comotambém­serãominim­izadas as probabilid­ades de casos graves de infarto e crises hipertensi­vas.

Zipperer defende que, dessa forma, a musculatur­a e o sistema cardiovasc­ular estarão mais preparados para receber os impactos inerentesd­essesespor­tes—como nas corridas e no futebol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil